A lição que recessão gengival me ensinou

by - 27.9.19

Eu venho de uma família muito crítica e, apesar disso ser algo que me incomode, eu percebo como viver em um ambiente assim me moldou a seguir esse padrão em muitos setores da minha vida. Talvez a coisa com o que eu seja mais crítica seja comigo mesma (sim e agora talvez esteja sendo muito crítica comigo por ser crítica comigo mesma rsrs). Não sei qual o seu nível de criticidade, mas o meu faz com pequenas coisas sejam intoleráveis. Só que toda essa vibe crítica te coloca numa bolha negativa de olhar o ruim e o errado.

Hoje eu fui ao dentista e ela me falou que eu possivelmente estou com recessão gengival. Esse problema se dá quando a gengiva começa a contrair e deixa a partes dos dentes que são mais sensíveis expostas. Isso gera um tremendo desconforto. Um dos principais motivos disso acontecer é escovar os dentes com muita força.

Quando a dentista me perguntou se eu escovava com muita força a minha resposta foi: "É, eu sou meio agreste comigo mesma". E de fato eu sou. Eu tiro a maquiagem esfregando freneticamente o rosto, eu penteio meu cabelo na ânsia de desembaraçar os fio e sim, eu escovo os dentes como se eles fossem um sapato a ser lustrado.

Ao pensar em como eu não me trato com carinho me veio a mente Marie Kondo que com a sua técnica de organização acaricia as roupas e as agradece por protegerem o seu corpo. Isso serve para a vida inteira. Preciso me tratar com mais gratidão. Gratidão por tudo que já conquistei, pelo bem que já fiz às pessoas, pelo quanto já aprendi, por poder ser livre para criar a cada dia. Gratidão pela minha pele cheia de melanina que proporciona um ar jovial. Pelos meus dentes que exalam alegria no meu sorriso.

E como ser grata por tudo isso? Me permitindo acariciar meu rosto ao tirar a maquiagem. Me permitindo higienizar meus dentes ao invés de encerar e lustrar. Agindo como amor e carinho comigo mesma e saindo dessa bolha crítica que só olha o tanto de espinhas que tem no meu rosto e como ficam amarelas algumas partes dos meus dentes. Mais auto-cuidado, mais auto-análise, mas auto-amor.

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM