TAG - Oscar literário

by - 8.1.14


Resolvi fazer a TAG do Oscar literário (que está rolando por aí) com os livros lidos em 2013. Vários livros que li não tem exatamente personagens, pois não são ficções, mas vou tentar me virar nos 30 e responder a TAG. Se você quiser saber quais foram o livros que concorreram é só ir no post "Livros lidos em 2013".


Melhor livro do ano
Sem dúvidas "A culpa é das estrelas"! O livro tem a dose certa de tudo: alegria, tristeza, comédia, informação... Aplausos!

Melhor autor do ano 
Dentre os livros que eu li em 2013 (e não entre todos os autores do mundo, ou que eu já li) acho que pra mim o que se destacou foi a Kiera Cass. O livro que na minha concepção ia ser apenas um romance adolescente, mostrou ser bem mais do que aparentava.

Melhor protagonista masculino
Tenho que dizer que foi o Randy Pausch ("A lição final"), apesar dele ser também o autor do livro (ele fala sobre coisas que ele pensou quando descobriu que tinha câncer). Ele traz várias lições de vida e demonstrou muito amor pelo que fazia.

Melhor protagonista feminino
A ganhadora pra mim foi a Bel Pesce que entra no mesmo esquema de autora-personagem. Ela também conta fatos e aprendizados da vida dela que a fizeram crescer.

Melhor personagem coadjuvante masculino e feminino
Resolvi colocar os dois numa mesma categoria, pois são do mesmo livro. Os meus vencedores são os pais de Randy Pausch, que não eram perfeitos, mas ensinaram o filhos muitas lições valiosas como a curiosidade e a frugalidade. 

Melhor arte da capa
Sem dúvidas a Capa de "A seleção". Não vou mentir que foi uma das coisas que me fez querer ler o livro. O vestido glamuroso numa cor linda, o jogo de espelhos, a menina mostrando apenas parte do rosto, enfim, lindo!

Melhor mundo/ambiente criado
Voto em "O livros das princesas" por que a ideia de você encaixar contos de fadas na vida real pode até ser clichê, mas eu achei o máximo a ideia de você não saber qual é qual e aos poucos ir reconhecendo e descobrindo cada história. Sem contar que pairavam no universo adolescente que eu adoro.

Melhor título do ano
Gosto de jogo de palavras então vou votar em "O Sucesso ainda é ser feliz". Esse livro é meio que uma releitura, ou uma atualização do livro "O sucesso é ser feliz". Achei legal por que fugiu de títulos como "O sucesso é ser feliz 2" ou "O sucesso é ser feliz - a continuação". Ele traz a ideia de que precisamos nos manter felizes e que mesmo depois de algum tempo do primeiro livro ser escrito a felicidade é algo que ainda precisamos buscar (e na minha opinião ela será por toda a eternidade).

Melhor final de livro
Tenho que dizer que o que me levou a escolher esse livro como melhor final não foi o final em sim, mas a sensação que me deixou quando eu terminei de ler. Primeiro, quando terminei a primeira coisa que queria fazer era ler de novo, para não deixar nenhum detalhe passar. Segundo, eu fui correndo ver o ano em que o livro foi lançado, para ver se tinha alguma mínima chance do autor ainda estar vivo. E mesmo depois de obter minha resposta ainda fui confirmar no google e saber mais sobre ele. O mais legal de tudo é que o livro é real. Tudo que está ali aconteceu, aquela pessoa falando com você no livro existiu e suas mensagens fazem você querer estar perto dessa pessoa. Essa foi a sensação. Queria que Randy Pausch ainda estivesse aqui, mas ser um pessoa melhor com o que ele deixou. O vencedor foi "A lição final".

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM