Consultando o Evernote no dia-a-dia

by - 6.1.14


Na minha busca pela organização eu passei a usar o aplicativo Evernote.De início eu fui relutante com ele. Já conhecia o aplicativo desde 2012, mas só passei a usar de fato no final de 2013. O problema é que o programa  tem um jogo de cadernos e etiquetas que acaba criando muitas possibilidades. Ter possibilidades é ótimo. pois você vai adequando ao que é melhor para você, mas, para quem está começando, formular uma estratégia de como utilizar os cadernos e etiquetas pode ser complicado. Eu mesma inicialmente utilizei esta ideia da Thais Godinho do blog Vida organizada e até hoje volta e meia eu modifico o sistema para que fique mais adequado a minha vida e necessidades.

Mesmo já tendo noção de como estruturar as coisas nele, não consigo usá-lo como ferramenta do dia-a-dia. Pra mim ele é uma ferramenta de consulta. Lá eu posso saber qual foi a última vez que botei crédito no meu celular, ver notas ficais e comprovantes de pagamento, etc. 

Como não é algo de "fuçar" todo dia, eu vou acumulando coisas e tiro um dia a cada 2 semanas (deveria ser toda semana, mas nada é perfeito) e vou "alimentando o sistema". O legal é ter essas informações para serem consultadas sem muito trabalho e a qualquer momento. Confesso que o Evernote já me salvou em situações que eu tinha que pagar uma conta e havia esquecido o boleto em casa (sempre que tiro/chega um boleto eu adiciono no aplicativo mesmo sem pagar e depois eu coloco o comprovante). 

Outra vantagem é que você consegue se livrar de pilhas de papéis que ficam acumuladas nos armários e mesas ao seu redor. Mas tem que ter paciência para adicionar tudo, por isso que só faço de 2 em 2 semanas. Talvez ir adicionando quando os papéis vão aparecendo seja até mais eficiente, mas não funciona pra mim.

Além de arquivo de informações, dá pra você colocar tarefas e compromissos (há diferença entre os dois). Para tarefas muitas vezes eu ainda prefiro um aplicativo de listas como o Wunderlist, pois são coisas efêmeras, como comprar pão, que depois de feitas não tem mais serventia. Acaba que só coloco tarefas que gerem dados, como comprar câmera fotográfica que gera boleto, comprovante de pagamento, nota fiscal, manual, etc.

Para compromissos o aplicativo é legal por que você pode adicionar lembretes para certas datas e fica uma lista de coisas a serem feitas.

Uma coisa que adoro é a versatilidade de plataformas, da pra usar no celular, no navegador da internet e instalar no computador. Uso no celular pra coisas mais corriqueiras como conferir informações e adicionar imagens (Tirar um foto com o celular é mais prático que escanear), no navegador quando quero usar em computadores que não posso instalar nada, como no trabalho, e com o programa instalado no meu computador pessoal.

Um ponto negativo é que, na minha opinião, as interfaces das três plataformas são bem diferentes, o que as vezes tira a ideia de que é tudo o mesmo programa e você tem que fazer as coisas por meios diferentes. Além disso acho a cara do programa em si (de todas as plataformas) bem feinhas e nada intuitivas e amigáveis. Acho que esses foram os principais motivos que demorei de usar o programa de verdade.

Enfim, sabendo como usar ele pode ser muito útil. Fica a minha dica de como eu uso o Evernote. 


You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM