Um texto para quando o forninho cair

by - 3.4.18



Essa semana uma amiga minha apareceu surtando com um problema e eu fui tentando acalmar ela e me deparei dizendo que coisas práticas que ela poderia fazer em situações como aquela. No meio do diálogo eu me peguei perguntando por que eu mesma não botava aquelas ideias em prática muitas vezes. Dizendo parecia tão simples e na real são simples, mas precisam de duas coisas.


  1. Primeiro você precisa criar esse hábito, criar gatilhos para quando situações de estresse aparecem você haja instintivamente de forma objetiva e benéfica;
  2. Não apenas criar o hábito você precisa aprender a dominar sua mente. Afinal você quem manda em seu corpo e não ele que manda e você. Com a sua mente não deveria ser diferente.


Não é fácil, people. Eu sei. Mas é preciso persistência e consistência. É que nem matemática, que nem dirigir, você só aprende treinando.

Então esse texto nada mais é que um lembrete pra mim e uma dica pra você (vai que funciona!) para aquele momento em que você quer surtar. Primeiro, respire! Respire fundo, de preferência pela barriga. Eu juro que faz diferença. Respirar fundo faz com que você afaste um pouco do estresse (a sensação que eu tenho é que ele sai pelos poros e se esvai pela extremidades do corpo), faz seu corpo começar a se equilibrar (principalmente os batimentos cardíacos) e você consegue se acalmar. É serio gente eu hoje em dia sou a louca da respiração. Tendo sido a resposta pra 70% dos meus problemas, por quando a gente se acalma consegue raciocinar melhor. No início eu fazia pelo menos 10 respirações profunda pela barriga até me acalmar. Atualmente preciso de bem menos. Sabe como é o nome disso, gente? Prática. Hábito.

Segundo, pense objetivamente. Agora já mais calma, pense no que você pode fazer para mudar aquela situação. Se tiver algo que você pode fazer, faça. Se não tiver veja se tem algo que alguém que esteja ao seu alcance possa fazer. Depois de esgotar todas as coisas possíveis de se fazer para resolver o problema você tem duas opções: ficar reclamando e choramingando que não deu certo ou aceitar que você fez tudo que estava ao seu alcance e ficar em paz consigo mesmo.

Ás vezes as coisas não dão certo mesmo, temos que aprender a lidar com isso. Tá tudo bem! Ficar reclamando não é nada produtivo. Ficar reclamando não resolve o problema. Você só vai ficar focando sua energia em algo que não vai te ajudar em nada. Ficar ruminando aquele sentimento dentro de você só faz ele crescer e te faze se sentir  perdedora e impotente. Fora que as chances de você acabar descontando aquela frustração em outra pessoa não é tão pequena. #notfair

Falar para você aceitar que você fez o melhor que pode fazer parece tão simples quanto apertar o interruptor da sala e acender a luz. Mas não é nadinha, eu sei bem. Aqui o que eu sugiro: respire! rs Respire como? Com a barriga! \o/ A parte mais difícil em aceitar, pelo menos pra mim, é que eu sempre acho que poderia ter feito mais e sido melhor. E talvez até pudesse mesmo, mas deixa eu te contar uma coisa: não existe viagem no tempo. Não dá pra mudar o passado, mas a gente pode construir o futuro. Então na hora que você está lá chateadona, pense em tudo que você poderia ter feito e assimile como aprendizado. Formas de agir para evitar ou contornar a situação.

Por fim, depois que você já entendeu como agir na próxima vez que o forninho cair (tem que segurar o forninho, Giovana) você precisa estar em paz consigo mesma. Como faz isso? Não se cobrando tanto. Não sendo tão dura com você mesma. Repita pra si mesma que você fez tudo que pode naquele momento. Não importa o que vier a acontecer você fez tudo que você conseguiu fazer naquele momento. Você pode ser melhor no futuro, mas hoje sua tarefa esta cumprida. Sim, hoje! Se mantenha no presente, se perdoe e fique em paz.

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM