A arte de desenhar letras

by - 12.9.17


2017 foi continuação do ano de investir em experiências. Entretanto, eu venho tentando focar em conhecimento. Aprender coisas novas que sempre quis aprender ou que nunca imaginei que fosse saber a respeito na vida.

Minha última empreitada foi um workshop de hand lettering. Quem me falou dele foi a +Gaby Pompom e quando eu vi eu pensei: P-R-E-C-I-S-O participar! Esse é o tipo de coisa que nunca achei que fosse encontrar em Salvador. Eu gosto da minha cidade, mas infelizmente acho que ela é meio atrasada. Tudo de mais legal que a gente vê por aí demora uma vida para vir pra cá. Por esse motivo, eu não pensei duas vezes e me inscrevi logo.

A primeira sensação com isso tudo foi empolgação em aprender algo que acho tão legal e a segunda foi "nossa como é caro". Sim, é um curso caro, principalmente quando estamos falando de um workshop de 2 dias (algumas horas). Mas a realidade que descobri depois é que material de lettering é caro pra caramba e o workshop proveu várias coisas (tintas, pincéis, canetas, ecobag, etc), até mesmo com materiais que a gente nem encontra nessa cidade desatualizada.

Quem ministrou foi a Vanessa Kinoshita, uma soteropolitana que se formou em design pela UNIFACS e, em São Paulo, trabalhou em diversas revistas utilizando tanto o Design como o hand lettering em seus trabalhos.


O que é hand lettering? 

"técnica simples de desenhar letras a mão e brincar com suas formas, sem seguir padrões." - Cmais
Mais que uma mera caligrafia bonita, hand lettering é arte. Não é apenas escrever frases, mas desenhar palavras recheadas de expressão e sentimento.

A Vanessa tentou abrir um pouco a nossa mente para a ideia de que o hand lettering não precisa ser retinho e perfeito, mas que as imperfeições é que deixam seu lettering único. Ela focou na ideia de que é preciso soltar o pulso para uma escrita fluída que vai além da caligrafia legível.


Confesso que minha maior dificuldade foi fazer uma composição com uma formatação mais desestruturada. Definitivamente isso é algo que preciso ver bastante referências e treinar. Fico na dúvida se o texto mais bagunçadinho seria uma questão de estilo de cada pessoa ou talvez de prática mesmo.


Desde que fiz o curso sempre paro uma noite na semana para treinar um pouco, por que, além de ser divertido, é algo relaxante que consegue tomar minha atenção de uma forma que nem sinto o tempo passar. Pego meus treinos e rascunhos, mesmo que longe de estarem como eu gostaria, e presenteio meus amigos e colegas de trabalho.

Já seguia vários instas de lettering antes e agora estou mais viciada do que nunca. Também passei a entrar em sites de fontes para ver referências que eu possa brincar na construção dos meus rascunhos. Esse workshop foi só o ponta pé inicial. Que venham mais cursos, mas aprendizados e mais arte!

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM