Erros da Samy: Enquadramento

by - 19.11.12

Da série "Erros da Samy", hoje vou falar de enquadramento. Enquadramento se refere ao posicionamento da câmera na cena. Ele é bem abrangente, dependendo do que você quer passar com a cena em questão, e pode reforçar sentimentos e intenções. Em relação a Vlogs, geralmente utilizamos nesse tipo de vídeo um plano americano, onde mostra da cabeça até a cintura, e quando falo que preciso estar enquadrada na cena, quero dizer que preciso estar dentro dos limites laterais, superior e inferior da cena filmada. Estar muito acima/abaixo ou ao lado é visualmente incômodo e num vlog pode ficar bem estranho. Veja só.


Esse foi o vídeo mais mal enquadrado que já fiz. Tem momentos em que você só consegue ver da minha boca para baixo, o que tira bastante a qualidade do vídeo. Mas por que isso acontece comigo? Como vocês sabem eu gravo com o meu celular, onde a câmera é de um lado e o visor de outro. Não há assim um visor lateral em que eu possa me ver e conferir se estou devidamente enquadrada quando falo e gesticulo no vídeo. Eu poderia usar a técnica do espelho atrás do celular, mas com o espelho que tenho aqui não dá certo. Ele tem que estar numa posição enviesada em que a câmera não atrapalhe a minha visão do espelho (o que nunca consegui). Na verdade já consegui antes com um espelho de corpo inteiro que tem aqui em casa, mas como gravo na minha mesa e ela é colada na parede fica impossível usá-lo. 
O que pretendo fazer? Basicamente estou usando a técnica de posicionar a câmera gravar um teste, ver se o enquadramento ficou bom e tentar colocar a câmera na mesma posição (ou numa melhor se for o caso). Nem sempre é fácil e dá um pouco mais de trabalho, mas ninguém disse que gravar um bom vídeo era moleza rsrs.

You May Also Like

0 comentários

INSTAGRAM